Dizem que o sorriso é o nosso cartão de visitas. E estar com ele em dia, além de auxiliar na autoestima, também é sinal de saúde. Dentes desalinhados são a causa de uma série de problemas que vão além da estética — e até mesmo da saúde bucal.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada pela última vez em 2010, 40% das crianças brasileiras chegam aos 12 anos com problemas de oclusão (fechamento da boca). Já dados da Associação Americana de Ortodontia (AAO) replicados pela Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) apontam que cerca de 66% das pessoas possuem algum problema relacionado ao mau posicionamento dentário.
Para não precisar enfrentar questões mais sérias de saúde no futuro, todos que possuem desalinhamento dentário devem ser avaliados por um profissional da área de odontologia e realizar os tratamentos necessários para corrigir os eventuais problemas. Entenda o porquê a seguir.
Perigos da falta de alinhamento dentário
A falta de alinhamento dos dentes causa dificuldades na higienização da boca, o que facilita o surgimento de cáries, formação de tártaro e problemas na gengiva, como inchaço e sangramento. A falta de tratamento leva a doenças periodontais que podem ser severas.
Com o tempo, o desequilíbrio dos dentes pode causar problemas nas articulações da mandíbula, o que leva a pessoa acometida a sofrer com dores de cabeça, dificuldades na mastigação e em efetuar o fechamento da boca. Isso acaba por ocasionar distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), causando estalos, dor e desgaste na articulação – o que mais tarde pode resultar em tratamentos extensos e custosos para o paciente.
O desalinhamento dentário também pode ocasionar problemas na fala, fazendo com que alguns pacientes enfrentem, inclusive, o medo de falar em público.
O desalinhamento dental também pode ser a porta de entrada para o surgimento de problemas estomacais, como azia e gastrite. Isso acontece porque dentes tortos comprometem a mastigação dos alimentos durante as refeições, deixando os demais órgãos do sistema digestivo sobrecarregados.
Por outro lado, dentes alinhados, além de aumentar a autoestima, aumentam a qualidade de vida. Além de evitar problemas de saúde, um correto alinhamento dentário facilita o dia a dia e gera confiança.
E você? Está com os dentes alinhados? Marque uma consulta com nossos especialistas e sorria para a vida!